Porto Alegre, 14 de Dezembro de 2017

É preciso

A esperança supera o medo. A esperança é a crença em uma possibilidade de um resultado positivo ou de algo possível, mesmo que tenha indicações contrárias. Este estado da alma é atribuído à fé, tornando da esperança, uma das maiores forças humanas. É, portanto, necessário dizer, que a esperança trás consigo uma bagagem de medo, de receio ou insegurança de decisões ou de alguma coisa. E se você tivesse que responder se vale a pena a ousadia de tomar a decisão e arriscar a vida em nome da esperança!? Neste sentido, recordo as muitas vezes que movidos pela fé e pela missão, Jesus e os discípulos aventuram-se mar adentro em pequenos e frágeis barcos e na esperança viva e corajosa, enfrentam os perigos na busca de um novo lugar ou espaço de descanso, anuncio ou oração. “E aconteceu que, em um daqueles dias, ao entrar no barco, pediu Jesus aos…
Você já ouviu falar, viveu ou está em crise? Falar sobre crise é complexo, é um tema presente em nosso dia a dia, pois existem muitas delas. Há aquelas de natureza econômica, cultural, social, política, material, mas também há crises humanas, de identidade, de valores, de relacionamentos, de comportamento, de fé, etc... Todos os dias somos bombardeados pelos meios de comunicação com diferentes notícias e situações de crises.
Luciana Barbosa expõe as relações entre mística, poesia e erotismo em Teresa de Ávila, a quem descreve como mulher apaixonada, ardentemente enamorada de Deus.Por: Márcia Junges e Andriolli Costa Mística e poesia possuem uma proximidade inegável. Ambas tratam de um tipo de mistério, buscam o inefável e o Absoluto ou, nas palavras da pesquisadora Luciana Ignachiti Barbosa, expressam “o que está mais recôndito nos sentimentos e pensamentos do homem”, atravessando de mãos dadas os limites da lógica e da razão.
Teresa de Jesus: “mestra consumada da vida espiritual” em diálogo cristão-islâmico Teresa escreve para homens e mulheres de todas as épocas e também de todas as religiões, comenta Luce López-Baralt. A santa de Ávila não tem receio em fundir ensinamentos cristãos com imagens islâmicas como a dos sete castelos, reelaborando em detalhe essa metáfora islâmica Por: Moisés Sbardelotto
Teresa de Jesus figura na história como mulher de intensidades, determinação, inteligência, relações, criatividade, humor, afirma Lúcia Pedrosa de Pádua Por: Márcia Junges e Thamiris Magalhães Sem dúvida, Santa Teresa de Jesus inspira mulheres e homens, transforma vidas. Essa é uma das afirmações da teóloga Lúcia Pedrosa de Pádua, em entrevista concedida por e-mail à IHU On-Line.