Porto Alegre, 19 de Agosto de 2018

Arquidiocese de Florianópolis promove Prêmio de Iniciativa Solidária

Com proposta de valorizar trabalhos sociais desenvolvidos na região, a arquidiocese de Florianópolis abre inscrição para a 2ª edição do Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues. As inscrições encerrarão  no dia 23 de outubro. O edital está disponível no site: www.asafloripa.org.br

A premiação recorda a vida e missão de dom Afonso Niehues, que teve intensa atuação em atividades voltadas para a promoção da paz, esperança e solidariedade. Neste ano, além de premiar entidades sociais, serão homenageadas pessoas engajadas nas causas sociais, em sintonia com o Ano da Paz proclamado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

As iniciativas solidárias e o trabalho desenvolvido devem ressaltar a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade social; ações de superação da pobreza e de geração de trabalho e renda por meio da Economia Popular Solidária; articulação e promoção do protagonismo de grupos socialmente vulneráveis nas mobilizações e lutas sociais e promoção de grupos para a participação em espaços de construção da cidadania, políticas públicas e/ou no exercício do controle social destas políticas.

Em 2014, participaram do Prêmio doze entidades, sendo classificadas a Fundação Fé e Alegria do Brasil e a Associação Beneficente São Dimas.

História

Dom Afonso Niehues nasceu no 23 de agosto de 1914, em São Ludgero. Faleceu em Brusque, em 30 de setembro de 1993. Foi arcebispo da arquidiocese de Florianópolis de 1965 a 1991. A formação do secretariado arquidiocesano de pastoral, especificamente, a Ação Social teve início em 1966. Dom Afonso incentivou as paróquias para instalarem Ações Sociais Paroquiais com atividades voltadas às comunidades mais carentes.