Porto Alegre, 17 de Outubro de 2018

Regional Sul 2 promove Encontro de Liturgia

O tema “A Pastoral Litúrgica” inspirou o Encontro de Liturgia do regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Guarapuava (PR), de 17 a 19 de julho. A assessoria do evento esteve a cargo do assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, frei Faustino Paludo.

O Encontro deu seguimento ao estudo realizado no ano passado, sobre o Documento 100 da CNBB, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, buscando sua aplicação prática litúrgica. O regional avaliou que “a partir da renovação promovida pelo Concílio Vaticano II, ainda há o desafio de fazer da liturgia a alma da Igreja”.

Antes do evento, foi preparado um levantamento da realidade da pastoral litúrgica nas dioceses do Paraná, estado que compõe o regional Sul 2. De acordo com as respostas, as iniciativas na formação litúrgica geraram resultados, demonstrando um sensível aprimoramento no desempenho dos agentes da Pastoral Litúrgica.

Ainda de acordo com o questionário, a comunidade deseja celebrações mais bem preparadas, participativas e orantes. Quanto às dificuldades, persiste a resistência dos padres em relação à presença e atuação das equipes de liturgia; a diversidade de “liturgias”; a emergência do cerimonialismo; as sucessivas transferências de sacerdotes e a rotatividade dos leigos, aspectos que enfraquecem a caminhada litúrgica.

A conclusão final elaborada pelos representantes das dioceses ratificou o compromisso com a formação em chave mistagógica; o fortalecimento das equipes nos diferentes níveis eclesiais; e a preparação das celebrações, com atenção especial às celebrações dominicais.

Entre as diferentes temáticas sugeridas para a próxima edição do Encontro Regional, em 2016, foi escolhida “Catequese e Liturgia na perspectiva da Iniciação à Vida Cristã”.
Com informações do regional Sul 2.