Porto Alegre, 22 de Junho de 2018

Assessores da Juventude do Sul 3 organizam-se para eventos do setor

 Reunidos na sede do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padres, religiosos e leigos assessores da juventude do Rio Grande do Sul, estado que compõe o regional, abordaram temas como a Semana Missionária, Escola Regional de Assessores, Curso de Liderança para Jovens e o show cultural Bote Fé – 2ª edição.

O objetivo do encontro, realizado na quarta-feira, 8, na sede do regional, em Porto Alegre (RS), foi acompanhar o processo da caminhada conjunta das arquidioceses e dioceses.

Sobre a Semana Missionária, que acontecerá de 20 a 26 de julho, a coordenadora do serviço de evangelização da juventude do regional Sul 3, irmã Zenilde Fontes, “será uma experiência piloto que proporcionará a vivência e reflexão missionária em diferentes realidades e em comunhão com outras pastorais”.

A Escola Regional de Assessores, organizada pelo Serviço de Evangelização da Juventude a fim de suprir a carência de assessores no acompanhamento da juventude, será organizada em três etapas. A primeira delas acontece de 27 a 31 de julho, em Porto Alegre, e visa atender padres, religiosos e leigos que atuam na juventude.

Já o Curso de Lideranças para Jovens, que busca atender o Setor Diocesano da Juventude e destina-se aos jovens interessados em se capacitar para atuar na unidade da diversidade dos carismas, acontecerá nos dias 07 a 09 de agosto, em Porto Alegre, com a participação de dois jovens por diocese.

A 2ª edição do Bote Fé está programado para os dias 31 de outubro e 1º de novembro, também em Porto Alegre. Desta vez, os jovens serão acolhidos nas paróquias da arquidiocese de Porto Alegre para conviver, trocar experiências missionárias e viver os momentos de celebração. A partir do meio dia de 1º novembro todos serão encaminhados para o Anfiteatro Pôr do Sol, onde ocorrerão as partilhas de experiências, uma celebração eucarística e apresentação de bandas estaduais e nacional. O regional espera mais de 40 mil jovens para este evento.

De acordo irmã Zenilde, “nesta ocasião serão destacados o Ano da Paz da CNBB, o Ano da Vida Religiosa Consagrada e o lançamento do Projeto Rota 300 anos da imagem de Nossa Senhora Aparecida”.