Porto Alegre, 14 de Dezembro de 2017

Carisma do Carmelo

O Carmelo é uma família religiosa de homens e mulheres que se consagram a Deus e o interiorizam em sua vivência cotidiana. É constituído de freis, monjas de clausura e leigos. 

O processo de formação de um frei Carmelita, tem como inspiração a espiritualidade do monte Carmelo e o carisma de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, que se colocaram a caminho de seguimento dos passos de Jesus Cristo dando um novo estilo a um estilo de vida já vivido, que encanta e dá sentido ao que os frei carmelitas são, buscam e fazem. 

Seguindo este carisma, o carmelita vai buscar o cultivo de uma vida interior sempre maior a partir da vivencia da vida de oração, de comunidade, de apostolado e missão mantendo um clima de amizade, fraternidade e alegria. “Aqui todos hão de ser amigos, todos hão de se amar, todos hão de se querer, todos hão de se ajudar”. (Caminho de Perfeição 4,7).

A formação do carmelita não se refere, portanto, a um período determinado de assimilação e aprendizado de conteúdos necessários para sua missão, mas de um processo que envolve a vida toda do frade. Chamado a dar testemunho autentico e profético em uma cultura em constante transformação deve ser no mundo um sinal da presença humana de Deus e suscitar nas pessoas o desejo de conhecê-lo e vive-lo mais de perto.

Este é um caminho que se realiza em espírito de oração e de comunhão com os irmãos, deixando sempre moldar pelo próprio Deus.

Hoje os carmelitas se fazem presentes em todo mundo marcando na Igreja uma atuação missionária levando seus fieis a viverem de uma forma mais próxima e profunda o mistério de Deus.